PNQS – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento

Data: 23/11/2016
Fonte: ABES

O Comitê Nacional de Qualidade Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES promoverá, nesta terça-feira, o XIX seminário de Benchmark – melhores práticas – PNQS 2016 e a cerimônia de premiação do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento 2016.

Nesta segunda e terça-feira, as empresas se reúnem em seminário do CNQA, em São Paulo, para apresentação dos cases vencedores e de cases de inovação, que disputam o prêmio “Inovação na Gestão de Saneamento”, o IGS. A cerimônia de entrega dos troféus será realizada na noite no dia 22, no Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista.

O PNQS é uma das ferramentas que têm mostrado grande eficácia para a melhoria e aperfeiçoamento dos processos de gestão nas empresas de saneamento brasileiras. Reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, o PNQS estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais.

Segundo o SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, a média brasileira de acesso à água potável é de 83%, ou seja, ainda temos 34 milhões de brasileiros que não têm acesso a água potável. Apenas 50% têm coleta de esgoto e 41% contam com tratamento. Isto significa que apenas 20% da população brasileira conta com o serviço completo de coleta e tratamento de esgoto. Na área de resíduos, 74% dos domicílios são atendidos com coleta de lixo. E ainda temos muito o que avançar na área de drenagem. São números que demonstram que ainda estamos distantes da universalização do saneamento ambiental. O setor de saneamento aposta fortemente na melhoria da gestão de processos, obras e recursos para chegar a alcançar esta universalização de serviços.

“O PNQS é uma ferramenta extraordinária que ajuda a melhorar a gestão das empresas, o modelo é baseado no MEG – Modelo de Excelência da Gestão, utilizado por inúmeras empresas de sucesso. As empresas que adotam o modelo estão sempre um passo adiante das outras, pois implantam práticas de excelência que melhoram a gestão e trazem resultados espetaculares para a sociedade. Este é um produto da ABES que passa por melhorias contínuas há 20 anos e que em 2017 terá grandes novidades”, ressalta Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES. E saúda os ganhadores: “Parabéns às empresas vencedoras e a todas que participaram do ciclo de 2016 que, com certeza, agregaram valor ao saneamento ambiental do Brasil.”

Para a lista de ganhadores do PNQS 2016, acesse: http://abes-dn.org.br/?p=5711



Serviço:

XIX seminário de Benchmark – melhores práticas – PNQS 2016 e cerimônia de premiação do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento 2016


Dia 22 de novembro, das 8h às 15h; cerimônia a partir das 20h

Onde: Hotel Maksoud Plaza – Rua São Carlos, do Pinhal, 242 – Bela Vista - SP

www.abes-dn.org.br



< voltar